Uma loja que combina inovação com a tradição das mercearias antigas para promover o consumo sustentável.

Uma loja que combina inovação com a tradição das mercearias antigas para promover o consumo sustentável.

Uma loja que combina inovação com a tradição das mercearias antigas para promover o consumo sustentável.

  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
  • Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba

A Nova Despensa foi laureada na Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Paraná 2023, que reconhece valores, avanços e perspicácia na arquitetura e urbanismo em seus contextos locais.

A Nova Despensa foi laureada na Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Paraná 2023, que reconhece valores, avanços e perspicácia na arquitetura e urbanismo em seus contextos locais.

A Nova Despensa foi lareuada com destaque na Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Paraná 2023.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 95 m2

Ano do Projeto 2021

Fotografia Eduardo Macarios


Equipe
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves


Consultoria
Touz.co
Kampa Studio


Fornecedores
Construtora AlphaEnge
E.LED Light Studio 
Oikos Móveis Planejados

Faust Arquitetos nasceu do legado

do Solo Arquitetos, com este projeto

sendo concebido durante o período

de funcionamento do Solo.

Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 95 m2

Ano do Projeto 2021

Fotografia Eduardo Macarios


Equipe
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves


Consultoria
Touz.co
Kampa Studio


Fornecedores
Construtora AlphaEnge
E.LED Light Studio 
Oikos Móveis Planejados

Faust Arquitetos nasceu do legado do Solo Arquitetos, com este projeto sendo concebido durante o período de funcionamento do Solo.

Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 95 m2

Ano do Projeto 2021

Fotografia Eduardo Macarios


Equipe
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves


Consultoria
Touz.co
Kampa Studio


Fornecedores
Construtora AlphaEnge

E.LED Light Studio 

Oikos Móveis Planejados


Faust Arquitetos nasceu do legado

do Solo Arquitetos, com este projeto

sendo concebido durante o período

de funcionamento do Solo.

Nova Despensa

Nova Despensa

Os impactos do consumo desenfreado e irresponsável já vinham nos afetando há anos, mas recentemente a situação se agravou. Preocupados com esse cenário e determinados a mudar essa cultura, três amigos decidiram abrir um negócio: uma loja de produtos a granel que desincentiva o uso de plástico. Frequentadores assíduos desse tipo de loja, eles perceberam que o processo de compra era insatisfatório e a estética dos espaços era repetitiva e sem personalidade. Caixas mal localizados, atendentes desinformados, uso excessivo de madeira de demolição, dispensers sempre do mesmo modelo e uma predominância da cor verde não eram o que desejavam para a nova loja. Queriam algo diferente, uma loja que transformasse hábitos de consumo. E foi aí que entramos nessa história.

Os impactos do consumo desenfreado e irresponsável já vinham nos afetando há anos, mas recentemente a situação se agravou. Preocupados com esse cenário e determinados a mudar essa cultura, três amigos decidiram abrir um negócio: uma loja de produtos a granel que desincentiva o uso de plástico. Frequentadores assíduos desse tipo de loja, eles perceberam que o processo de compra era insatisfatório e a estética dos espaços era repetitiva e sem personalidade. Caixas mal localizados, atendentes desinformados, uso excessivo de madeira de demolição, dispensers sempre do mesmo modelo e uma predominância da cor verde não eram o que desejavam para a nova loja. Queriam algo diferente, uma loja que transformasse hábitos de consumo. E foi aí que entramos nessa história.

Os impactos do consumo desenfreado e irresponsável já vinham nos afetando há anos, mas recentemente a situação se agravou. Preocupados com esse cenário e determinados a mudar essa cultura, três amigos decidiram abrir um negócio: uma loja de produtos a granel que desincentiva o uso de plástico. Frequentadores assíduos desse tipo de loja, eles perceberam que o processo de compra era insatisfatório e a estética dos espaços era repetitiva e sem personalidade. Caixas mal localizados, atendentes desinformados, uso excessivo de madeira de demolição, dispensers sempre do mesmo modelo e uma predominância da cor verde não eram o que desejavam para a nova loja. Queriam algo diferente, uma loja que transformasse hábitos de consumo. E foi aí que entramos nessa história.

Fomos procurados para delinear a parte espacial do negócio, desde a busca pelo imóvel até o desenvolvimento do projeto. Apesar de algumas diretrizes estarem claras, como evitar os clichês estéticos comuns nas lojas a granel, outros aspectos do plano de negócios ainda eram nebulosos, já que se tratava da primeira unidade. Indicamos nossos parceiros da Touz para desenvolver o branding e definir o posicionamento e operação da loja. Para superar a escassez de modelos de dispensers, convidamos Max Kampa, um parceiro de longa data, para desenhar os recipientes que armazenariam os produtos.

Fomos procurados para delinear a parte espacial do negócio, desde a busca pelo imóvel até o desenvolvimento do projeto. Apesar de algumas diretrizes estarem claras, como evitar os clichês estéticos comuns nas lojas a granel, outros aspectos do plano de negócios ainda eram nebulosos, já que se tratava da primeira unidade. Indicamos nossos parceiros da Touz para desenvolver o branding e definir o posicionamento e operação da loja. Para superar a escassez de modelos de dispensers, convidamos Max Kampa, um parceiro de longa data, para desenhar os recipientes que armazenariam os produtos.

Fomos procurados para delinear a parte espacial do negócio, desde a busca pelo imóvel até o desenvolvimento do projeto. Apesar de algumas diretrizes estarem claras, como evitar os clichês estéticos comuns nas lojas a granel, outros aspectos do plano de negócios ainda eram nebulosos, já que se tratava da primeira unidade. Indicamos nossos parceiros da Touz para desenvolver o branding e definir o posicionamento e operação da loja. Para superar a escassez de modelos de dispensers, convidamos Max Kampa, um parceiro de longa data, para desenhar os recipientes que armazenariam os produtos.

Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba

Enquanto desenvolvíamos o branding, trabalhamos com Max na criação dos novos dispensers, que se tornaram a base para o layout da loja. A missão era acomodar 140 dispensers, além de 25 adicionais na parede. Após estudar várias opções, encontramos inspiração nas antigas mercearias. Analisamos a evolução da relação entre produto e consumidor. Nas mercearias tradicionais, os produtos ficavam atrás do balcão, com o cliente dependendo de um intermediário. Com a industrialização, os produtos passaram às prateleiras, e os consumidores seguiram um fluxo linear pelos corredores até o caixa. Nossa abordagem foi reinventar essa dinâmica, estabelecendo uma ilha central para atendimento e exposição de produtos, permitindo ao cliente uma experiência mais fluida e envolvente, circulando livremente ao redor de um quiosque interno que organiza o espaço central e o perímetro da loja.

Enquanto desenvolvíamos o branding, trabalhamos com Max na criação dos novos dispensers, que se tornaram a base para o layout da loja. A missão era acomodar 140 dispensers, além de 25 adicionais na parede. Após estudar várias opções, encontramos inspiração nas antigas mercearias. Analisamos a evolução da relação entre produto e consumidor. Nas mercearias tradicionais, os produtos ficavam atrás do balcão, com o cliente dependendo de um intermediário. Com a industrialização, os produtos passaram às prateleiras, e os consumidores seguiram um fluxo linear pelos corredores até o caixa. Nossa abordagem foi reinventar essa dinâmica, estabelecendo uma ilha central para atendimento e exposição de produtos, permitindo ao cliente uma experiência mais fluida e envolvente, circulando livremente ao redor de um quiosque interno que organiza o espaço central e o perímetro da loja.

Enquanto desenvolvíamos o branding, trabalhamos com Max na criação dos novos dispensers, que se tornaram a base para o layout da loja. A missão era acomodar 140 dispensers, além de 25 adicionais na parede. Após estudar várias opções, encontramos inspiração nas antigas mercearias. Analisamos a evolução da relação entre produto e consumidor. Nas mercearias tradicionais, os produtos ficavam atrás do balcão, com o cliente dependendo de um intermediário. Com a industrialização, os produtos passaram às prateleiras, e os consumidores seguiram um fluxo linear pelos corredores até o caixa. Nossa abordagem foi reinventar essa dinâmica, estabelecendo uma ilha central para atendimento e exposição de produtos, permitindo ao cliente uma experiência mais fluida e envolvente, circulando livremente ao redor de um quiosque interno que organiza o espaço central e o perímetro da loja.

Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba

Pensamos na altura dos móveis para garantir que, ao entrar, o cliente tenha uma visão clara do ambiente. Com isso, qualquer dúvida pode ser rapidamente atendida no balcão central. Escolhemos uma paleta simples e acolhedora, com branco, madeira clara na marcenaria e a cor da marca na serralheria, para criar uma atmosfera que reflete o conforto do lar. O resultado é uma loja que vai além de um espaço comercial, tornando-se uma extensão natural da casa dos clientes.

A questão seguinte foi apenas organizar esses dispensers no espaço escolhido, um imóvel de esquina na Avenida Vicente Machado em Curitiba/PR. Para isso, estudamos a relação produto/consumidor ao longo do tempo. No início, nas primeiras mercearias, os produtos ficavam atrás do balcão e os clientes dependiam de um intermediário para acesso aos produtos. Depois, na industrialização, os produtos foram para as prateleiras, e o consumidor foi jogado em uma série de corredores em um percurso linear até o caixa. Nossa proposta foi então, transformar essa relação, criando uma ilha central, de atendimento e de exposição de produtos ao redor da qual o cliente circula livremente - um quiosque interno com produtos no centro e no perímetro do espaço.

Pensamos na altura dos móveis para garantir que, ao entrar, o cliente tenha uma visão clara do ambiente. Com isso, qualquer dúvida pode ser rapidamente atendida no balcão central. Escolhemos uma paleta simples e acolhedora, com branco, madeira clara na marcenaria e a cor da marca na serralheria, para criar uma atmosfera que reflete o conforto do lar. O resultado é uma loja que vai além de um espaço comercial, tornando-se uma extensão natural da casa dos clientes.

Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba
Interiores - Comercial - Loja - Nova Despensa - Curitiba

Nova Despensa