Uma ótica com experiência única e fluida, quebrando o modelo tradicional de vendas.

Uma ótica com experiência única e fluida, quebrando o modelo tradicional de vendas.

Uma ótica com experiência única e fluida, quebrando o modelo tradicional de vendas.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 100 m2

Ano do Projeto 2021

Fotografia
Eduardo Macarios


Equipe

Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus P. Alves
Mylana de Oliveira
Rafaella Coachela Rigo

Fornecedor

Esmo Metal

Faust Arquitetos nasceu do legado

do Solo Arquitetos, com este projeto sendo concebido durante o período de funcionamento do Solo.

Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 100 m2

Ano do Projeto 2021


Fotografia
Eduardo Macarios


Equipe

Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus P. Alves
Mylana de Oliveira
Rafaella Coachela Rigo

Fornecedor

Esmo Metal

Faust Arquitetos nasceu do legado

do Solo Arquitetos, com este projeto sendo concebido durante o período de funcionamento do Solo.

Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 100 m2

Ano do Projeto 2021


Fotografia
Eduardo Macarios


Equipe

Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus P. Alves
Mylana de Oliveira
Rafaella Coachela Rigo

Fornecedor

Esmo Metal

Faust Arquitetos nasceu do legado

do Solo Arquitetos, com este projeto sendo concebido durante o período de funcionamento do Solo.

OpticArt Ótica

OpticArt Ótica

OpticArt Ótica

Quando se trata de projetos comerciais, sempre buscamos traduzir a visão empreendedora de nossos clientes em experiências que vão além das necessidades operacionais. Na OpticArt, localizada em uma esquina charmosa da Praça Osório, no centro de Curitiba, o desejo dos sócios era oferecer uma experiência única: um espaço onde os clientes pudessem explorar e experimentar, com total liberdade, uma vasta coleção de mais de mil modelos de óculos. Para dar vida a essa ideia, dois pontos foram fundamentais. Primeiro, era necessário criar mais de 100 metros lineares de mostruário, garantindo a exposição de toda a coleção. E, acima de tudo, o cliente deveria sentir-se livre para circular pela loja, sem barreiras. Ainda assim, entendemos que alguns clientes poderiam preferir um atendimento mais próximo, então mantivemos mesas de suporte para aqueles que desejam um toque de atenção personalizada.

Nos projetos comerciais, buscamos transformar a visão de nossos clientes em experiências que vão além das necessidades operacionais. Na OpticArt, o objetivo era oferecer um ambiente onde os clientes pudessem explorar mais de mil modelos de óculos com total liberdade. Para isso, criamos 100 metros de mostruário acessível e fluido. Mesas de suporte foram incluídas para quem preferir atendimento mais próximo, garantindo tanto autonomia quanto atenção personalizada.

Quando se trata de projetos comerciais, sempre buscamos traduzir a visão empreendedora de nossos clientes em experiências que vão além das necessidades operacionais. Na OpticArt, localizada em uma esquina charmosa da Praça Osório, no centro de Curitiba, o desejo dos sócios era oferecer uma experiência única: um espaço onde os clientes pudessem explorar e experimentar, com total liberdade, uma vasta coleção de mais de mil modelos de óculos. Para dar vida a essa ideia, dois pontos foram fundamentais. Primeiro, era necessário criar mais de 100 metros lineares de mostruário, garantindo a exposição de toda a coleção. E, acima de tudo, o cliente deveria sentir-se livre para circular pela loja, sem barreiras. Ainda assim, entendemos que alguns clientes poderiam preferir um atendimento mais próximo, então mantivemos mesas de suporte para aqueles que desejam um toque de atenção personalizada.

A proposta principal foi desconstruir o modelo tradicional de óticas, onde os produtos ficam atrás do balcão de atendimento. Aqui, as prateleiras são acessíveis diretamente pelos clientes, sem criar uma sensação de confinamento. Assim, o visitante entende que pode percorrer o ambiente com liberdade, descobrindo os produtos no seu próprio tempo. As prateleiras, feitas de chapa de aço dobrado, foram projetadas para formar uma linha contínua que começa na vitrine e se estende até os fundos da loja. Além disso, a prateleira inferior tem uma profundidade maior, criando uma base confortável para bandejas, onde o cliente pode apoiar os óculos que está selecionando. Ao lado desse espaço expositivo, criamos uma longa bancada de madeira em formato trapezoidal, onde o atendimento acontece de forma fluida e personalizada. E no centro do salão, uma mesa em formato de ilha funciona como o coração do projeto, servindo não só de ponto de apoio, mas também para destacar alguns produtos selecionados com maior atenção.

A proposta principal foi desconstruir o modelo tradicional de óticas, onde os produtos ficam atrás do balcão de atendimento. Aqui, as prateleiras são acessíveis diretamente pelos clientes, sem criar uma sensação de confinamento. Assim, o visitante entende que pode percorrer o ambiente com liberdade, descobrindo os produtos no seu próprio tempo. As prateleiras, feitas de chapa de aço dobrado, foram projetadas para formar uma linha contínua que começa na vitrine e se estende até os fundos da loja. Além disso, a prateleira inferior tem uma profundidade maior, criando uma base confortável para bandejas, onde o cliente pode apoiar os óculos que está selecionando. Ao lado desse espaço expositivo, criamos uma longa bancada de madeira em formato trapezoidal, onde o atendimento acontece de forma fluida e personalizada. E no centro do salão, uma mesa em formato de ilha funciona como o coração do projeto, servindo não só de ponto de apoio, mas também para destacar alguns produtos selecionados com maior atenção.

A proposta principal foi desconstruir o modelo tradicional de óticas, onde os produtos ficam atrás do balcão de atendimento. Aqui, as prateleiras são acessíveis diretamente pelos clientes, sem criar uma sensação de confinamento. Assim, o visitante entende que pode percorrer o ambiente com liberdade, descobrindo os produtos no seu próprio tempo. As prateleiras, feitas de chapa de aço dobrado, foram projetadas para formar uma linha contínua que começa na vitrine e se estende até os fundos da loja. Além disso, a prateleira inferior tem uma profundidade maior, criando uma base confortável para bandejas, onde o cliente pode apoiar os óculos que está selecionando. Ao lado desse espaço expositivo, criamos uma longa bancada de madeira em formato trapezoidal, onde o atendimento acontece de forma fluida e personalizada. E no centro do salão, uma mesa em formato de ilha funciona como o coração do projeto, servindo não só de ponto de apoio, mas também para destacar alguns produtos selecionados com maior atenção.

A materialidade da loja reflete o novo branding da OpticArt. Utilizamos superfícies brancas na altura dos olhos, para que as formas e cores dos produtos realmente brilhem. No teto, o forro azul marinho curvo cria uma sensação de amplitude, como se o espaço se estendesse além de suas paredes, conectando-se ao calçadão lá fora e trazendo um pouco do exterior para dentro da loja.

A materialidade da loja reflete o novo branding da OpticArt. Utilizamos superfícies brancas na altura dos olhos, para que as formas e cores dos produtos realmente brilhem. No teto, o forro azul marinho curvo cria uma sensação de amplitude, como se o espaço se estendesse além de suas paredes, conectando-se ao calçadão lá fora e trazendo um pouco do exterior para dentro da loja.

A materialidade da loja reflete o novo branding da OpticArt. Utilizamos superfícies brancas na altura dos olhos, para que as formas e cores dos produtos realmente brilhem. No teto, o forro azul marinho curvo cria uma sensação de amplitude, como se o espaço se estendesse além de suas paredes, conectando-se ao calçadão lá fora e trazendo um pouco do exterior para dentro da loja.